Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 141-150



141 NÃO procure colecionar tesouros apenas nesta terra, porque os ladrões podem roubá-lo e seu tesouro pode envelhecer. Além disso, não se esqueça de que, quando partir da terra, aqui deixará tudo, até seu próprio corpo. Então, por que ser avarento? Colecione os tesouros das boas obras, do bem que pratica em benefício do próximo, por que essas riquezas o acompanharão além-túmulo.


142 PROCURE interessar-se pelas crianças, que são o futuro do mundo. Cuide delas com amor, e não com indiferença. Quantos cárceres estão cheios, por falta de carinho nos lares! Não se esqueça de que o criminoso mais cruel foi, um dia, uma criança pura e inocente como todas as outras... Cuide das crianças com desvelo e carinho, e terá preparado um futuro feliz para a humanidade.


143 NÃO desanime, não pare no primeiro degrau da ascensão. Se a dúvida o assaltar, se a tristeza bater à sua porta, se calúnia o ferir, erga sua cabeça corajosamente e contemple o céu iluminado e tranquilo. Embora recoberto de nuvens, você sabe que elas passarão, e o céu voltará a brilhar. Siga à frente, que todas as nuvens da existência também hão de passar e voltará a brilhar o sol da alegria.


144 NÃO dê ouvidos às intrigas e calúnias; só a árvore que produz frutos é que se vê apedrejada, para deixá-los cair. A árvore estéril ninguém dá importância. A calúnia, muitas vezes, é uma honra para quem a recebe. Não pare seu serviço por causa da calúnia. Se pára de fazer o que estava fazendo, dá razão ao caluniador. Siga à frente, e todos acabarão calando-se e no fim ainda baterão palmas ao seu trabalho.


145 O homem é o que pensa. Se você insistir em pensar no mal, na dor, na doença, você os atrairá para si. Pense na saúde, na alegria, na prosperidade, e sua vida tomará novo rumo. Afirme sempre que é feliz, que as dores passaram, que a saúde se consolida cada vez mais, e a felicidade baterá à sua porta. Seja otimista e permaneça o mais possível ligado ao Pai Celestial.


146 CUIDE bem de seu corpo, dando-lhe alimentação sadia e frugal. Não abuse de carnes nem de bebidas alcoólicas. Mas não esqueça também que a alma precisa de alimentação! Procure ler bons livros. Faça da leitura um hábito diário. Não é só de pão que vive o homem: é também da sabedoria. E esta você a encontrará nos bons livros, companheiros deliciosos e cheios de ensinamentos úteis.


147 A cooperação é uma das coisas mais sublimes da vida, mas a interferência é uma das mais desagradáveis. Ajude sem interferir. Não imponha seu ponto de vista quando ajuda alguém. A cooperação ajuda, a interferência atrapalha. Então, coopere como todos, mas sem interferir em sua maneira especial de agir e de pensar. Não temos o direito de interferir na vida de ninguém.


148 NÃO fique remoendo as coisas do passado. Ficar preso ao passado não dá futuro. Não se deixe prender por mágoas e ressentimentos. Não se atormente com o que passou, mesmo que reconheça seu erro. Levante-se e siga à frente, o mais rapidamente que puder. Faça as pazes com seus adversários, envie pensamentos de simpatia e amor, e todas as mágoas se afastarão e você viverá feliz e risonho.


149 "LEVANTE todos aqueles que estiverem caídos em seu redor. Você não sabe onde seus pés tropeçarão". Estas palavras de André Luis nos alertam quanto ao dever de ajudar a todos os que caem, não só física, como moralmente. Não critique quem cair. Ajude-o a erguer-se, tal como você gostaria que fizessem você, se estivesse no mesmo caso.


150 QUANDO der uma esmola, não anuncie a todos. "Não saiba sua mão direita o que faz a esquerda". Ajude sem alarde, para não humilhar aquele a quem sua generosidade ajudou. Respeite o próximo e ajude sempre, mas em silêncio, porque o Pai, que vê no segredo, o recompensará muito mais do que o reconhecimento público que tiverem seus atos.

16 comentários:

Loubah Sofia disse...

Um grande abraço e grata por esse minuto de sabedoria que vale uma eternidade de alegrias.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Maria José
Lendo e refletindo.
Bjux

Gilmara Wolkartt disse...

Sábias palavras!
Gd beijo

Meire Oliveira disse...

Linda Maria, sempre com mensagens lindas!!!
Vc é uma riqueza de pessoa
bjokitas com imenso carinho.

Rô... disse...

oi minha amiga,

levantemos todos que estiverem caidos ao nosso redor,
é a mais linda maneira de ser solidário e irmão,
reflexão e ação que deveríamos fazer diariamente,
vir aqui minha querida, é aprender um pouquinho,
a cada dia...

beijinhos e
obrigada pelos ensinamentos

Cidinha disse...

Querida amiga Maria, não posso dormir sem passar por aqui!Estou acompanhando esses minutos de sabedoria e tenho refletido muito, tentando melhorar a cada dia. Obrigada amiga. TEnha um lindo dia! bjs...Quero ofertar a vc um mimo que ganhei da Val ribeiro de tudo um pouco.

Mafalda S. disse...

Hoje estava mesmo a precisar de ler, especialmente o 143 e o 144. Espero que tudo melhore, porque já tive melhores dias.

Beijinhos

sérgio figueiredo disse...

lindos princípios que li e assumo reconhecer que a experiência de vida que vamos tendo comfirma que o "complicado" somos nós que insistimos em alimentar.

sérgio figueiredo disse...

desculpa...
uma emenda, "confirma".

Unknown disse...

belas palavras....parabéns!
amei seu blog e passo a te seguir...

Loubah Sofia disse...

-Minha preciosa amiga Tenho uma surpresa para Ti lá no Território.

bisousssss e Deus abençoe a Ti e aos Teus sempre.

Loubah Sofia disse...

Que coisa fiz o copy past errado no endereço do Território

Perdoe-me

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Maria José
Esse "minutos" passados na companhia d'Ele são de muita sabedoria sim porque vem da própria Sabedoria...
Que ela nunca nos falte!!!
Bjs de paz

She disse...

Adoro! Sempre tiramos vários ensinamentos... ;)
Bjbj minha querida!
She

Kelly Kobor Dias disse...

Querida como são dificeis alcançar algumas virtude né? Beijos

Lena disse...

Mary Jo,
Deixei o Selo "Esse Blog Vale Ouro" pra vc lá no Selos & Cia do Amadeirado! É o que penso do Arca, um blog que vale realmente ouro, diamantes e bençãos divinas pois vc e seu trabalho são o must. Ainda estou com lombalgia! Mas, tô levando. Sim , esse selo só pede que vc o dê depresente a oito blogs que vc acha que valem ouro. Bjs pra vc e Roy!! Te amo muito!