Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

ESTAR FELIZ NÃO É SER FELIZ




Hoje me sentei em frente ao meu monitor, procurando fazer uma reflexão sobre felicidade e buscando entender os efeitos que essa palavra nos causa, no dia-a-dia seja no trabalho, em casa, na rua, na chuva ou na fazenda ou em uma casinha de sapê. Em geral, estamos felizes, mas muito poucos são felizes. Existe uma diferença entre estar e ser feliz.
Estar feliz são momentos transitórios em que vivemos após a resolução de um problema que roubou grande parte da nossa tranqüilidade e, ao resolvermos, nos sentimos leves e com aquela sensação de alívio pelo problema sanado.
Precisamos ter uma conversa com um amigo que julgamos seja importante, passamos semanas para encontrar esse amigo, nos angustiamos, ficamos ansiosos pelo encontro e quando, por fim, encontramos e conversamos, ficamos aliviados e felizes.
Às vezes, uma forte enxaqueca que nos tira o sono e nos arrebata a tranqüilidade de uma noite plena de descanso e quando essa enxaqueca vai embora, respiramos aliviados e, finalmente, podemos dormir o sono dos justos. Isso é estar feliz, é experimentar essas sensações de alívio e de bem-estar. Momentos transitórios, mas que são importantes, afinal, não agüentaríamos viver só de problemas ou de dor.
Quanto a ser feliz, é ter um estado permanente de felicidade. Eu diria que é o estado da arte como permanecêssemos em alfa e requerem de nós muita maestria, muita elegância de espírito, uma mistura de poesia e sedução com muita habilidade para viver a vida; é como diz a música:
"A vida tem sons, que pra gente ouvir precisa aprender a começar de novo, é como tocar num mesmo violão e nele compor uma nova canção".
Ser feliz é aprender a começar de novo, exige muita transpiração somada a muita inspiração, é treinar todo dia como faz um atleta ao se preparar para uma olimpíada: treina à exaustão para superar obstáculos e bater seus próprios recordes.
Ser feliz é saber tirar dos momentos de derrota, decepções, angústias, tristezas sempre uma lição que irá impulsioná-lo para uma próxima etapa da vida. É saber virar a página e agradecer a Deus pela oportunidade de uma nova lição e nunca jamais se desviar do caminho que se quer chegar.
Ser feliz é sorrir todo dia, chorar todas as noites e acreditar sempre que tudo irá mudar para melhor, no dia seguinte; saber que a vida não é uma constante música de amor; mas que a vida é musicalidade e devemos aprender com muita determinação a dançar conforme esta toca, não importa se triste ou alegre.
Ser feliz não é se conformar com tudo, é se indignar com as injustiças; é não acreditar em tudo que falam; é questionar sempre, ter vontade própria respeitando a individualidade; possuir opinião própria sabendo que a sua não é a única; saber dar valor às pequenas coisas, não deixando que nada passe desapercebido aos seus olhos. É tomar as dores dos indefesos, dos humildes, dos idosos, é entender a diversidade, saber conviver e conversar com as pessoas, mas procurar ouvir sempre, pois o silêncio é de ouro. Ser feliz é um estado de espírito permanente, que ilumina qualquer ambiente onde se chega. Existem pessoas que não cabem em qualquer espaço, de tão felizes e iluminadas que são, tornam-se imensas, tamanho é seu grau de felicidade; são pessoas felizes e iluminadas, cuja convivência nos faz bem.
Ser feliz não é ser rico, pobre ou milionário. A felicidade transcende a classes sociais, culturas e costumes. Pessoas que são pobres e moram humildemente são mais felizes que milionários que habitam palácios.
Ser feliz é um estado de graça permanente, independentemente do sol, da chuva ou do frio.

18 comentários:

Anônimo disse...

Olá Maria José

Gostei muito da sua visita e das felicitações, queria agradece-la pelo carinho.

Seu blog é encantador, bem feito, com conteúdo rico, atraente e acolhedor, você mertece todo o sucesso que faz, e já ganhou mais uma fã.

Beijos!

Meire Oliveira disse...

Oi amiga =)
Ser feliz requer muito rebolado, paciência e principalmente o equilíbrio, este nos revigora sempre e sempre nas situações. Que vc tenha muitos momentos felizes...bjo grande pra ti com carinho, Meire.

Cidinha disse...

O´i Maria! linda mensagem.ser feliz é um estado de alfa e requerem de nós muita maestria, muita elegãncia de espirito.Que paz Maria! Obrigada por vc existir....bjs.

Maria Adeladia disse...

Está feliz, é um momento...onde estamos de bem com o mundo e principalmente, conosco!

As vezes, há dias que acordamos sentindo felizes, alegres, sem sequer saber o por quê!

Acho que está feliz é um estado de espírito misturado com acontecimentos agradáveis.

Beijos, Maria José.

AugustoCrowley disse...

Realmente, Ser feliz, é entender que nem todos os momentos são fáceis e nem todas as pessoas estão de acordo com nosso modo de viver, mas que essas diferenças ou dificuldades podem ser positivas se encaradas com otimismo, com fé. Grande beijo!

Teresa Cristina disse...

Oiee!!
Linda reflexão, e de fato entre SER e ESTAR há uma diferença mesmo, ser feliz é uma conqusta diária de momentos que nós realizamos, e elas se encontram nas coisas e momnentos mais simples do nosso dia a dia.
Bjss♥bom fds!!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Maria José
E é bom lembrar que ser feliz pode acontecer quando não se está feliz... acontece comigo...
Bjs de paz e excelente Domingo.

Novo Rumo Pintei meu mundo de azul disse...

Ser feliz é estar bem apesar de
Adorei a mensagem veio no momento exato. bjs

Carlos Espirita disse...

Bom dia amiga Maria José.
Que lindo texto. Ele sintetiza bem a diferença entre estar feliz e ser feliz, porém sabemos que a verdadeira felicidade ainda não é encontrada neste mundo em sua plenitude devido ao estágio atual de evolução da humanidade terrestre.
Um domingo de paz e uma semana de alegrias a você.
Beijos,
Carlos espírita

Mulher Vice-versa disse...

Interessante teu artigo, afinal é o q/ todos procuramos. Tem um livro q aborda o assunto "A Arte da Vida" de Zygmunt Bauman
bjsss

Unknown disse...

Com a felicidade acontece o mesmo que com a verdade: não se possui, mas está-se nela.

Beijo meu.

ONG ALERTA disse...

Estas palavras deveriam ser lidas por muitas pessoas que náo sabem o que é estar feliz...beijo Lisette.

Denise disse...

Uma reflexão mais que interessante, profunda. A diferença entre uma e outra coisa fica clara nas definições de felicidade que encontramos e fazemos.
O estado permanente desafia a impermanência da própria vida, e, no entanto, pode existir - o topo da evolução não é isso?

Como sempre, saio daqui reflexiva.

Demorei um pouquinho mas postei hj as questões que acompanham o Selo que presenteou-me e me deixou feliz.

Um beijo e ótima semana pra vc!

Jorge (Nectan) disse...

É uma grande diferença.
E bem explicada aqui no texto. Para nossa reflexão!

Anjo, uma ótima semana!
Beijo

MARILENE disse...

Estar feliz é saborear instantes inesquecíveis. E o que é a vida senão uma sequência de instantes?
Nem todos serão de alegria, nem todos os dias vamos sair da cama com um sorriso, não reclamar da chuva que repentinamente cai.
Estar feliz é muito bom porque se não nos alegrarmos com o pouco, buscando sempre mais alguma coisa,nunca chegaremos ao "ser feliz, perdendo a preciosa oportunidade do "estar feliz".

Bjs.

ValériaC disse...

Lindo texto...temos que aprender a sermos felizes independente do que nos cerca, saber que tudo é transitório na vida, exceto nossos espíritos que são eternos...ser feliz é um estado de espírito a ser buscado com toda certeza, que passa pela aceitação, pela paciência, pelo equilibrio, pelo amor incondicional.
Minha amiga que seja feliz cada um de seus dias...beijinhos
Valéria

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ: sabe que tenho uma definição bem pessoal da felicidade:
"Ser e estar feliz, é ter a consciencia sempre tranquila do dever cumprido". Do saber aproveitar no bem a oportunidade de mais uma caminhada, amor. Bjs. Roy Lacerda.

Anônimo disse...

Definitely believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be on
the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get
irked while people think about worries that they
just don't know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Feel free to surf to my web page :: How To Remove Static From Clothes