Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

AS MÃOS DO TRABALHO



Eram quatro jovens que aproveitavam o sol da primavera à beira de um maravilhoso lago. Em certo momento, passaram a discutir a respeito de qual delas teria as mãos mais lindas. A primeira mergulhou as suas nas águas claras e, erguendo-as depois, em direção ao sol, falou: Vejam como são lindas as minhas mãos. Brancas e macias, as gotículas d'água parecem brilhantes raros entre os dedos finos e longos. Eram verdadeiramente lindas pois ela nada mais fazia do que as lavar, constantemente, em água cristalina. A segunda tomou alguns morangos e os esmagou entre as palmas das mãos, tornando-as rosadas. Não mais bonitas do que as minhas, exclamou essa, que reproduzem a cor do céu no nascer da manhã. Suas mãos eram bonitas pois a única coisa com que se ocupava era lavá-las em suco de frutas todas as manhãs, a fim de que conservassem a frescura e o tom rosado. A terceira jovem colheu algumas violetas, esmagou-as entre as suas mãos, até ficarem muito perfumadas. Vejam as minhas mãos como são belas, falou então. Além disso, são perfumadas como as violetas dos bosques em plena estação primaveril. Eram sim muito macias, brancas e perfumadas. Tudo o que fazia essa jovem era lavá-las com violetas todos os dias. A quarta jovem não mostrou as mãos. Parecia envergonhada, escondendo-as no próprio colo. Então as moças perguntaram a uma mulher que se encontrava um pouco além, deliciando-se com o dia, qual a sua opinião. Seu julgamento deveria decidir qual delas detinha as mãos mais belas. A senhora se aproximou e examinou as mãos da primeira, da segunda e da terceira, balançando a cabeça como que em sinal de desaprovação. Finalmente, chegou perto da quarta jovem e lhe pediu que levantasse as mãos. A mulher tomou as mãos dela entre as suas e as apalpou com vagar. Depois falou: Estas mãos estão bem limpas, mas se apresentam muito endurecidas. Existem traços de muito trabalho em suas linhas rijas. Estas mãos mostram que ajudam seus pais no trabalho doméstico, que lavam louça, varrem o chão, limpam janelas e semeiam horta e jardim. Guardam o perfume das flores e o cheiro de limpeza e dedicação. Nota-se que são mãos que tomam conta do bebê, ensinam o irmão menor a fazer a lição e erguer castelos de areia, em plena praia. Estas mãos são mãos muito ocupadas, que tudo fazem para transformar uma casa em um lar de aconchego e felicidade. São mãos de carinho e de amor. Sim, finalizou a desconhecida julgadora, estas mãos merecem o prêmio pelas mais belas mãos, pois são as mais úteis.


O serviço ao semelhante e a dedicação ao trabalho foram ensinados por Jesus. Ele mesmo exemplificou servindo a todos durante a Sua passagem pela Terra e, na última ceia, tomou uma jarra com água, uma toalha e lavou os pés de todos os Seus Apóstolos. Não foi por outra razão que afirmou: Meu Pai trabalha sem cessar e eu trabalho também.

Enviado por Jorge do blog Nectan Reflexões

12 comentários:

Maria Adeladia disse...

Gostei do texto!

É isso aí, as mãos que são úteis, são as mais belas, pois mostram a perfeita bondade e pureza de coração, conforme suas ações.

Abraços, querida! Eu também gosto muito de vc e admiro-a!

Fica com a Paz de Jesus!

Beatriz Prestes disse...

Mãos que são instrumentos...
Concretização, canal!!
Que sejam abençoadas para nobres realizações!
Maravilhoso texto amiga querida!
Beijo com carinho
Bea

Regina Antunes disse...

Boa noite !!

Texto perfeito para um final de tarde chuvosa !!

Uma linda semana !!

Beijos !!

Elaine Barnes disse...

As mãos são condutoras de agressões ou de amor. Gostei do txto,como sempre nos leva a refletir muito sobre o que é útil. Podemos escolher a maneira que vamos usar nossos instrumentos. Que as mãos sejam usadas para o trabalho digno e afetos. MOntão de bjs e abraços

Anônimo disse...

Que belo conto!
As mãos retratam quem somos.
bjus e boa noite Maria Jose

Eliane Gonçalves disse...

Lindo texto Maria José...
Copiei ele e vou passar para alguns colegas de trabalho...bjos com carinho!

Tenha uma ótima semana!

Eliane.

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ: Infelizmente a humanidade em pleno século XXI, permite que o egoísmo ainda esteja arraigado na personalidade. Os homens preocupados em ter e em poder. Já as mulheres, continuam escravisadas nos moldes de beleza estabelecidos por elas msms e, por via de consequencia, preocupam-se em demasia com a aparencia pessoal e a famijerada disputa entre si. As maos são tao importantes que, uma exprime o destino; a outra, o livre arbítrio e a nossa real personalidade. Como sabe, meu amor, afagam ou apedrejam. Trabalham ou tornam-se objetos de beleza começando pelas unhas. Beijos. Roy Lacerda.

rose camaicow disse...

Belíssomo texto!
Se quizer esteja a vontade para me visitar...já estou te seguindo!!
Grande abraço !

Amélia Ribeiro disse...

Olá Maria José,

é lindo o texto!
A maior beleza que podemos exibir está nas marcas que ficam do trabalho realizado e que nos faz crescer ao longo da vida!
Que nunca nos faltem as que nos lembram que somos melhores se ajudarmos os que necessitam de nós!

Um beijo enorme e que tenhas uma excelente semana.

Mafalda S. disse...

Óptima reflexão Maria José. Realmente as mãos podem dizer muito de nós. Há que utilizá-las da melhor forma possível.

Beijinhos e uma excelente semana

ValériaC disse...

Que bela mensagem...as mãos que trabalham com alegria e amor, são as que sem dúvida, produzem tudo o que há de mais belo.
Minha amiga, tenha uma semana de infinitas alegria e amor...beijinhos
Valéria

Ursula disse...

Lindo texto!
O uso é o que torna algo importante.
Beijos querida
ursulaferraricoach.wordpress.com