Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011




Fé não é uma questão de conveniência. Fé não é uma muleta milagrosa. Fé não é satisfação de caprichos, mas “um meio de demonstrar as realidades que não se vêem”.
A fé a qual se referia Jesus Cristo é aquela que vibra no coração das criaturas que acreditam que Deus tudo vê e provê. Essa fé verdadeira, que respeita os ritmos e os ciclos naturais da vida, considera que tudo está certo e nada está fora dos domínios da Ordem Providencial.
Ter fé é aceitar a dor e a dificuldade em nossas vidas como pedidos de renovação. Ter fé é perceber as nossas limitações e, da mesma forma, as dos outros e perdoar sempre.
Nossa consciência de vida é diminuta e frágil. Como esperar que um paralítico possa caminhar por uma ladeira íngreme, repleta de fendas e pedregulhos, com precisão e agilidade, sem vacilar? É óbvio que o erro traz conseqüências para quem errou, mas a Vida Maior não tem como método de educação punir ou condenar. Ela visa apenas transformar a “energia do ato” na “consciência do ato”. Em outras palavras, quer que a criatura possa extrair do erro ensinamentos e que fique cada vez mais atento às leis que regem sua existência. Portanto, ter fé é aprender a nos perdoar e aos outros, para que possamos ser perdoados.
Ter fé é entender que não se consegue paz meramente pedindo, e sim fechando as portas das sensações exteriores a fim de penetrar no sentido interior – a intuição sapiencial.
Enfim, ter fé é compreender que “Deus está em tudo, e tudo está em Deus”, conforme legitimou Jesus Cristo: “Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer: Mostra-nos o Pai? Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim?”.Ou mesmo, quando asseverou “Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizeste”.
Sobre isso também escreve Paulo de Tarso em I Coríntios, 15:28: “para que Deus seja tudo em todos”, pois, na realidade, o Criador Excelso está em todas as criações e criaturas, mas não se confunde com nenhuma delas, nem nelas se dissipa.



Enviado por Jorge do blog Nectan Reflexões (http://nectantaurus.blogspot.com/)

12 comentários:

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Lindo texto!!

Parabéns pelo Aniversário, 2 anos de blog, que seja o inicio de muitos anos que vão vir!!

Beijinhos!!!
Muita LUZ!!!

Ben disse...

Paz querida irmã Maria José!
Fé. Uma palavra monossilábica que quando colocada em ação pode operar a transformação da própria natureza. Foi o que Jesus nos ensinou ao compará-la ao pequeno grão de mostrada que se transformava em frondosa árvore na qual se que aninhavam as aves do céu e ao poder de manipular as forças da natureza ao deslocar um monte de um para outro lado.
É verdade. A palavra é pequena e grande a sua realização. Mas se temos a confirmação do Senhor para exercê-la em nossas vidas, por que tão poucos a conseguem desenvolver?
Eu não tenho a resposta definitiva sobre isso, pois depende das provas e oportunidades que cada um escolheu para sua existência, mas talvez para obtermos a resposta e o encorajamento que necessitamos poderemos olhar para o exemplo de vida dos heróis da fé mencionados pelo Escritor da Carta aos Hebreus, no capítulo 11 procurando aplicar suas demonstrações de fé em nossas vidas e quem sabe possamos, ao final, afirmar como o Autor o fez no versos 1-3 do capítulo 12 de Hebreus: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.”
Querida, parabéns pelo segundo aniversário e principalmente pela dedicação e amor demonstrado nos textos escolhidos. Tenho certeza que todos saem confortados e edificados todas as vezes que aqui chegam.
Que o Senhor continue te abençoando grandemente,
Muita paz!
Ben Baruch

Juci Barros disse...

Fé não é certeza ao contrário do que a maioria pensar, penso na fé como O APESAR DA DÚVIDA.
Beijos.

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ: Assim como Tomé que necessitou 'tocar' em jesus para acreditar, como explicar o nascimento? a natureza? ou o firmamento? Tem quen haver uma FORÇA MAIOR. E essa força é DEUS. E a nossa força, MEU AMOR, consiste na FÈ. È la que nos permite o ir em frente. A prosseguir na camainhada evolutiva. Bjs.

Bloguinho da Zizi disse...

Fé é certeza.
Certeza que o Pai está no controle de tudo. Não há porque se preocupar.
Beijinho

Unknown disse...

A fé ajuda-nos a superar barreiras que julgamos inacessíveis.
Quem tem fé até as próprias perdas sublima oferecendo-as a Deus com amor.

Analice disse...

que lindo, é penso assim que a fé sem açao seja mesmo morta... nao ativa as energias, nao se mistura, nao cria forças...

parabens pelso 2 anos... e que venham muitos outros com mais coragem e determinaçaõ

Anônimo disse...

Maria José querida...

Como não ter Fé diante de tudo que nos cerca!!!
O Universo é Lindo e Perfeito.
Para mim Fé é sinônimo de Deus: estão juntos.
Estamos nesta encarnação para crescer e evoluir.
Passamos por muitas provações e também por momentos lindos e marcantes.
E Deus é tão Grande em seu Amor, que podemos com cada amanhecer, ter uma nova chance de modificação do nosso futuro.
O maior exemplo de que isto é possível, é a renovação que acontece com a própria Natureza diáriamente.
Em cada nascer do Sol, estamos recebendo o Maior presente que Deus pôde nos deixar...que é a
renovação,transformação e o crescimento de um espírito.
Portanto, ACREDITAR sempre!!!
Somos filhos Amados de Deus, e ele sempre está conosco.
Linda sua mensagem....
Um grande beijo em sua ALMA!


Obrigada querida por suas palavras em meu espaço, fiquei muito emocionada...de coração....
Como é bom conhecermos pessoas do Bem e com muita Luz no coração, me sinto privilegiada por tanta honra.
Beijos!!!

angela disse...

Uma pequena palavra para algo tão grande.
Lindo texto.
Parabéns pelos dois anos de blog.
beijos

Edward de Souza disse...

Olá Maria José!
Os aeroportos de nossas vidas estão abertos. Podemos decolar, o céu nos espera. Vamos voar em busca de nossos sonhos. Eles estão próximos. Basta querer com determinação para que se tornem realidade.

Abçs,

Edward de Souza

Unknown disse...

Fé é acreditar num mundo melhor e mais justo.

Parabéns pelo o aniversário do blog.

Beijinho

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga


O bonito da fé,
é entender que ela não tem
as respostas prontas,
mas é a força de um amor,
que nos faz a ir
ao encontro dessas
respostas.

Que sempre haja tempo para os sonhos
em tua vida.