Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

JUVENTUDE



A juventude não é um período da vida.
Ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória do valor sobre a timidez...
A juventude é ainda a vitória do gosto pela aventura sobre o amor ao conforto.
Alguém não se torna velho por haver vivido um certo número de anos; torna-se velho porque desertou dos ideais.
Os anos enrugam a pele mas a renúncia a um ideal, enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e as desesperanças, são inimigos que lentamente nos fazem vergar para o chão e nos convertem em pó antes da morte.
Jovem, é o que se deslumbra e se maravilha... O que pergunta como menino... E depois?...
Jovem é o que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
As provas galvanizam-se, os fracassos o tornam mais fortes, as vitórias o fazem melhor.
Serás tão jovem como a tua fé, tão velho como as tuas dúvidas. Tão jovem como a confiança que tenhas em ti, tão velho como as tuas desesperanças; e mais velho ainda como o teu abatimento.
Permanecerás jovem tanto quanto permaneceres verdadeiramente generoso, tanto quanto sentires o entusiasmo de dar alguma coisa de ti... dar ...pensamentos, palavras, amor ...
Permanecerás jovem quando o fato de dar alguma coisa te der a impressão de receber.
Permanecerás jovem enquanto fores receptivo a tudo quanto é belo, bom e grandioso, podendo desfrutar das mensagens da natureza, do homem e do infinito.
Se um dia, qualquer que seja a tua idade, teu coração for mordido pelo pessimismo, torturado pelo egoísmo, roído pelo cinismo, que Deus tenha piedade de tua alma de velho.

Enviado por Rosani Gomes do blog Fragmentos de Uma Alma Perfumada (
http://rosani22.blogspot.com/)

9 comentários:

Duendes disse...

querida passamos pra desejar um feliz natal e um ano novo cheio de surpresas maravilhosas.grande beijo.

Lulú disse...

Olá Maria José.
Quero morrer jovem como nos alerta sua postagem.
Boas Festas! para você e sua família.
Beijos.
Maria Luiza (Lulú)

Analice disse...

muito profundo.... e belo... mesmo nos traz a vida,...e refletir sobre nossas velhices de pensar.... boa noite

Ben disse...

Paz querida irmã Maria José!
É triste presenciarmos amigos que ao chegarem à idade que muitos consideram avançada, mas que na verdade deveria representar apenas um recomeço, se entregarem ao desânimo e ao abatimento, acreditando que já fizeram tudo o que poderiam fazer, restando-lhes apenas aguardar o momento de passar “dessa para a melhor”, como muitos se referem à morte.
Mas muito mais triste é quando vemos jovens que ainda nem passaram atingiram o ápice do que muitos consideram como juventude, com a alma envelhecida. São pessoas que perderam a razão de viver e de amar a si mesmas e isso se reflete no relacionamento com os que os cercam.
Creio que assim como as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, consolando nossos corações abatidos, também nossas esperanças de um mundo e uma vida melhor devem seguir e trilhar o mesmo caminho.
Muito obrigado por você me honrar sempre com sua presença e comentários em meus humildes espaços e por demonstrar carinho e afeto por mim.
Que o Senhor que a tudo e a todos renova, possa renovar em você, a cada manhã, não a esperança, mas a certeza de uma caminhada mais feliz e promissora, te proporcionando a alegria que você tanto almeja e merece.
Muita paz!
Ben Baruch

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ: O que é feito prara 'envelhecer' é o corpo que é a matéria densa. O espírito só 'envelhece' entre aspas, qdo a mente se acomoda. Qdo se perde o entusiasmo de ser útil, de trabalhar em benefício de tds. De usar a experiencia adquirida na ajuda a tds que cruzam o caminho, permitindo que a própria fé seja abalada. Qtos casos existem de chegar-se ao desespero de pedir a própria desencarnação. Aqueles que se encaixam no exposto acima, são espiritos altamente egoístas, acostumados a olharem apenas para o próprio 'umbigo'. Portanto, necessitados da caridade das preces, por terem perdido a auto-estima. E qtos irmãos com tal procedimentos temos conhecidos, não é MEU AMOR? Bjs.

Teresa Cristina disse...

Minha mãe diz que não existe velho chato, era um jovem chato que envelheceu.
Boas festas pra ti e sua família.
bjkss♥

ValeriaC disse...

Minha querida, grata por sua amizade e carinho...por ser a pessoa maravilhosa que voce é, por ter uma riqueza interior imensa... aceite meu abraço e minha admiração...

Um Natal divino para voce, seus familiares e amigos...

"Natal, minha criança, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós damos, é Natal." (Dale Evans Rogers)

Feliz Natal!!!
Valéria

akitoueu disse...

COMECEI A CONSTRUIR A MINHA SALA DE ESTAR, QUE INCLUI UMA “BIBLIOTECA”, QUE ESPERO QUE SEJA DO AGRADO DAS VISITAS!...GOSTEI DO QUE OBSERVEI,LENDO!NÃO INCOMODANDO SEREI LEITOR ASSÍDUO NESTE RECANTO.

BOAS FESTAS

Breve Leonardo disse...

Por minha grande falta de jeito, mas com o desejo de também partilhar o espírito desta quadra, partilho de Vitorino Nemésio, um outro Natal,

«Percorro o dia, que esmorece
Nas ruas cheias de rumor;
Minha alma vã desaparece
Na muita pressa e pouco amor.
Hoje é Natal. Comprei um anjo,
Dos que anunciam no jornal;
Mas houve um etéreo desarranjo
E o efeito em casa saiu mal.
Valeu-me um príncipe esfarrapado
A quem dão coroas no meio disto,
Um moço doente, desanimado…
Só esse pobre me pareceu Cristo.»

Com um sincero desejo de uma quadra plena,
Um imenso abraço,

Leonardo B.