Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

ENVELHECER



Ah, este envelhecer! Envelhecer explodindo de vida, alimentando-se do prazer.
Envelhecer com os amigos, com os vizinhos, sem importar-se muito com o dogma e a sombra do preconceito.
Envelhecer na santa paz de Deus, com a genética que Ele nos deu; envelhecer com fé. Fé, paciência divina, que sustenta o espírito e faz da alma um menino travesso, sapeca e feliz. Fé de um guerreiro e de um aprendiz.
Envelhecer com a saliva e o paladar presente na boca, com as lágrimas banhando os olhos, com a pele bronzeada pelo sol e pela lua.
Envelhecer com um sorriso largo no rosto afável; envelhecer como o bem que se quis, enxergando-se à frente do nariz.
Envelhecer não é tão doloroso assim. Para alguns é o fim do mundo, e eu me pergunto: - o mundo tem fim?
Envelhecer é ganhar do tempo o tempo exato e lapidado para saber aproveitar, compartilhar, multiplicar todas as belezas e obras do sol nascente. Por que a sua idade mente?
Envelhecer é fazer da abobrinha o prato do dia e do açúcar a festa de domingo.
Envelhecer é comer pela manhã, exercitar o corpo à tarde e relaxar ao anoitecer.
É ir à praia, ao mercadinho, é ver novela, é ir ao cinema, ao shopping, é estar perto do que temos direito, é ser livre, é valorizar a pátria das células, o sangue que transita nas veias, e controlar a oxidação dos tecidos.
Envelhecer é trazer no peito a medalha dos filhos, dos netos, dos bisnetos. É ver a cegonha várias vezes por ano, milhares de vezes, sobrevoando o céu.
Envelhecer é dar o colo confortável, o ombro, o abraço, o beijo apaixonado na face de um mimo querido. Saber envelhecer é qualquer carinho!
O que são as doenças? Elas dão na gente e não nas pedras, dizia a minha avó. Nunca escolhe o dia mais certo ou o mais errado para chegar e nem mesmo bate a nossa porta como uma convidada exemplar.
Doença é coisa de velho... você tem certeza do que fala ou pensa? Cuidado com a sua crença.
O controle da mente, a vontade de existir, a mão firme mesmo que frágil, um dia menos triste, espanta qualquer vírus, nos livra da maca, do convênio e da emergência.
Envelhecer é estar de bem com as árvores, é ver o pássaro colorido, é respeitar o tempo da felicidade, é gostar-se como se gosta dos amigos.
Envelhecer é cantar, dançar, acreditar na sabedoria. Envelhecer é algo que me anima, possui ritmo e melodia. É experimentar prazeres e galgar descobertas.
Ah! Este envelhecer transformou-se em arte, Van Gogh, Monet, Sinatra. Envelhecer é dar bombom aos netos, é brindar a tecnologia.
Meu avô, minha avó, velhos amados que eu pude ter.
Estar velho, antigo, idoso, seja qual for o nome dado, importa muito pouco o rótulo. Importa muito mais a garantia de vida.
Os hormônios, a atividade física, são recursos que podemos optar sem desmerecê-los. O sexo está no desejo e devemos a ele saciar.
Amigos, aproveitam, envelheçamos sem preconceitos, quero vê-los na casa dos 90 com os nossos 30, 40, 50 e etc.
Quero estar onde vocês estiverem, com ou sem rugas, com ou sem cabelos brancos, mas repletos de paz e alegria!
A vida não se aprende nas cartilhas, ela está em nossas mãos! Envelhecer exige acima de tudo perseverança e muita paixão.

12 comentários:

gabyshiffer disse...

Saber envelhecer é uma arte...
espero poder chegar lá um dia e ter saúde para poder viver bem...
Boa semana pra vc
Beijos

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade" (Carlos Drummond de Andrade)

Misturação - Ana Karla disse...

Maria José, penso que não são todos que sabem envelhecer. Eu acho que a minha idade mental não vai envelhecer,,, amadurece sim, mas com alma jovem.

Gosto demais, a forma como sempre tratas desse assunto.

Xeros

Aparecida Miriam disse...

Que lindo Má! Me preparo para que o envelhecer me traga alegrias milllll! beijo

Jorge Nectan disse...

Envelhecer bem requer sabedoria. Somente aquele que vivenciou sua vida pois amadureceu durante os desafios da vida, este podemos dizer que está de bem consigo mesmo.

Maria José, uma excelente semana!!
Um beijo no coração!

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ; Envelhecer via de regra, siginifica ganhar excperiencia em tds os sentidos. O dificil é saber envelhecer com sapiência. Saber usufruir de td que aprendeu na caminhada, até a idade madura, tirar o maior proveito possivel e passar a ter sabedoria para continuar a jornada de bem consigo msm. Saber envelhecer é mais um desafio que a vida nos oferece, ok? MEU AMOR. Bjs. Roy Lacerdfa.

Unknown disse...

grande verdade amiga Envelhecer exige acima de tudo perseverança e muita paixão...aprendemos dia con dia a viver con amor ela en comuniao con alegria faz a vida linda de se viver y de acompanhar esa fase de envelhecer....lindo amiga

abracos
otima semana
saludos

orvalho do ceu disse...

OLá, querida
Hoje mesmo me disseream que envelhecer só por fora é quase inevitável... por dentro tudo pode ser renovado... Creio nisso!!!
Lindo post!!!
Bjs dominicais

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Maria Jose, tens deveras uma capacidade incomum para postar textos, tchê! Mais um que nos obriga a grande reflexão. Saber envelhecer é uma arte, guria. Abraços.

Maria Helena disse...

Olá Maria José, adorei seu post sobre envelhecer sem preconceito. Cada um envelhece com a bagagem que adquiriu na vida e amor por si mesmo. Beijos

Unknown disse...

Muito lindo, vou passar para meus pais...bjos.

Eli.

Isa Martins disse...

Bom dia amiga de alma, saber envelhecer é uma arte que poucos ainda dominam
Hoje a maioria anda demais preocupada com plásticas, botox, silicones e vemos todos os dias artistas se deformando na ânsia de ficar jovens
É lamentável ver como muitos ficam piores depois de certos procedimentos estéticos, enquanto que o interior está completamente as moscas sem nenhum conteúdo edificante.
Cuidar de nossa parte interna é imprescindível, pois quando estamos em harmonia nosso corpo dá sinais de uma juventude fresca e harmoniosa
Semana abençoada pra ti!
Beijos no coração!

ValériaC disse...

Belíssimo texto querida...aprendamos a envelhecer, nos sentindo como os melhores "vinhos"... pois a medida que vivemos de modo a enriquecermos nossa alma de sabedoria, seremos melhores pessoas a cada dia...isso, é saber viver e envelhecer, cultivando nosso interior.
Doce semana querida...beijinhos
Valéria