Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A ARTE DE NÃO ADOECER


Se não quiser adoecer, fale de seus sentimentos.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros... O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia!
Se não quiser adoecer, tome decisões.
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer, busque soluções.Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer, não viva de aparências.
Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer, aceite-se.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer, confie.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer, não viva sempre triste.O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia!

Enviado por Roy Lacerda do blog MomentoBrasil (
http://momentobrasilcom.blogspot.com/)

14 comentários:

Maysa disse...

Sabe Maria Jose acompanho muito Dr Drauzio Varella ser humano raro , não li seu livro por falta de coragem pois escutei comentarios e optei por não ler , mas é um ser humano único .
bom final de semana
abraço
elisa

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Maria José
Ir fundo... às raízes... e ser muito... muito feliz... com tudo o que temos dieito... não custa nada de material... ela está dentro de nós... no coração da gente.
XÔ DOENÇA!!!
Um bj no seu coração.

lis disse...

Oi Maria Jose
que ótimo texto .
creio firmemene que se nao sempre, quase sempre, as doenças são frutos de mau humor, vida infeliz, nao aceitação daquilo que somos.
gostei das idéias salutares, devemos tentar exercitá-las.
bom sábado
abraços

ValériaC disse...

Sábios conselhos, que com certeza, se forem seguidos podem ajudar e muito.
Tenha um ótimo final de semana amiga...beijinhos...
Valéria

ivvy disse...

Aceitar-se e curar-se....somos tão frágeis para estes pensamentos...entregar-se viver o real...
somos todos medidos a todo tempo que às vezes as aparências enganam........mas para que sofrer se podemos nos expressar e mostrar todo sentimento reprimido....saúde em primeiro lugar!ótimo sábado!

Analice disse...

ola... tou meia sumidinha... eu estou precisando melhorar... fui tomada por uma crise alergica;;; novamente e fico muito debilitada com tal medicação... mas estou bem, agora... adorei esse texto... nos ajuda a pontuar algumas coisas maleficas a nossa vida, transformando nossos espiritos em bagagem ruim pois nos agarramos as coisa ruins, sentimentos, medos, atitudes, pensamentos que so nos levam pra baixo...
um abraço e boa semana..

Isa Martins disse...

Conselhos maravilhosos minha querida irmã de alma, nossa saúde depende de nossos sentimentos, nossas aceitações e nossos gestos.
Lindo fim de semana pra você, beijos em teu coração!

Kelly Kobor Dias disse...

Poxa Maria José, troquei o template do meu blog e perdi a lista de blogs que eu leio, aos poucos estou recuperando, por isso andei sumida viu?
Xo doença e vamos cuidar do emocional para sarar o físico. beijos

Sandra disse...

Parabéns pelo lindo texto. Realmente é uma grande terapia desabafar os nossos sentimentos.
Venho carinhosamente retribuir o seu carinho em ter vindo me visitar.
As amizades são conquistadas assim: com muito carinho e zelo. Agradeço com muito carinho a sua presença. Isso sim me deixa muito feliz. é ter a certeza que sempre estamos juntos compartilhando bons momentos.
O que mais me faz feliz é saber que posso contribuir um pouquinho mais para a felicidade daqueles que me rodeias todos os dias, é deixar um carinho e um cheiro bem especial a todos., é poder exalar o perfume das rosas por onde ondo. Muito obrigada por ser esta flor em meu Jardim.
Carinhosamente,
Sandra

Anônimo disse...

Olá Maria José, sou adepta desta filosofia em minha própria vida e da minha família. Se fico com algum probleminha de saúde, procuro investigar meus padrões de pensamentos. Encontrando a causa já começo meu processo de transformação.
Lindo texto.
Um grande abraço!
Lú.

Eliane Gonçalves disse...

Maria José,

As mensagens do seu blog são MARAVILHOSAS!
Eu realmente acredito que toda a doença começa no emocional ou no espírito. Vamos somatizando e quando percebemos estamos doentes e falar sim é o melhor remédio. Eu ás vezes encontro um pouco de dificuldade de com quem falar...Por que nem sempre as pessoas estão dispostas a nos ouvir e pagar terapia o tempo todo, tem que investir, ter grana...Mas com certeza, quando encontramos um amigo disposto a nos ouvir, é tudo de bom e muito saudável.

Bj,

Eliane.

José Gonçalves disse...

Olá Maria José Rezende,

Belos conceitos que poderão até ter o seu quê de cientificamente verdadeiro.

Quantas pessoas no Mundo, padecendo de cancer, o curam inexplicávelmente muito por força das suas convicções e das suas teimosias em querer viver!

Psicologicamente, é certo e sabido que os bons pensamentos actuam benéficamente no sistema nervoso.

Logo, com ânimo "em alta", é mais fácil lutar contra as adversidades.

Num estado de alma mais depressivo, quantas vezes sentimos dificuldade até em atravessar um dia normal?

É isso mesmo, Amiga Maria José Rezende, precisamos de divulgar estes ensinamentos, quem neles acreditar e os levar à prática, apenas terá a ganhar.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Gonçalves)

Elizabeth disse...

Oi,
Ótimo final de semana.
Beijinho.

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Com certeza as doenças são somatizações. Estar em paz com as coisas do nosso interno promovem inteireza física, sem sombra de dúvida. Zezé, estou te indicando carinhosamente para um selinho que recebi da Malu.
Está na minha última postagem. Receba com carinho, pois é de coração. Bjs.