Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

VOCÊ É INSUBSTITUÍVEL


Quanto pior for a qualidade da educação, mais relevante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio. No mundo todo, a educação passa pelo caos. O reflexo disso é grave: nunca tivemos uma indústria do lazer tão diversificada, tais como a TV, o esporte, os parques de diversões, a internet, mas o homem nunca foi tão triste e sujeito a tantas doenças emocionais.
Entretanto, jamais diga: “O que estou fazendo neste mundo maluco? Não pedi para nascer!” Não é verdade. Você “optou” por nascer. Você não foi fruto passivo do seu pai e da sua mãe. Você “implorou” para nascer, lutou para nascer, batalhou para ter o direito à vida. A vida lhe pertence, você decidiu geneticamente por ela. Agora, precisa decidir intelectualmente por ela. Nunca desista da vida!
Você não foi clonado. Você conquistou a maior disputa da História. Você correu todos os riscos do mundo para estar vivo. Isso faz uma diferença enorme. Você poderia ter sido um derrotado, mas venceu o mais arriscado concurso do universo.
Lembre-se sempre de que no início da sua história você era fragilíssimo e solitário, mas foi um gigante. Agora você adquiriu uma fantástica inteligência e enormes habilidades e, além disso, possui pessoas que o amam e que você ama. Portanto, mais do que nunca, você tem todos os motivos para superar suas barreiras e vencer suas dores emocionais. O medo da dor as aumenta. Enfrente-as!
Entretanto, se por qualquer motivo sentir que o mundo está desabando sobre você e que a carga dos seus problemas está insuportável, gostaria que refletisse sobre o que teria acontecido se você tivesse perdido a grande corrida pela vida. Pense! Por um lado, você estaria livre de todas as suas dificuldades. Não entraria em desespero, não choraria, não ficaria frustrado.
Mas, por outro lado, estaria banido para sempre das páginas da vida. Ninguém notaria sua falta, pois você não existiria. Não teria um amigo para dialogar, pais para amar, filhos para beijar, pessoas complicadas para lhe dar lições de vida. Não teria ouvidos para apreciar uma música nem olhos para observar as flores. Outra pessoa estaria lendo este livro.
Diante disso só lhe resta fazer uma coisa: amar a vida e ter coragem para vivê-la, mesmo que em alguns períodos você esteja cansado e transtornado. Nunca se esqueça de que o maior carrasco do homem é o próprio homem. Ninguém pode ferir mais você do que você mesmo. A vida é bela e delicada. Cuide carinhosamente dela.

17 comentários:

zihmagalhaes disse...

Olá, desculpe o sumiço, estava em semana de provas.. Continuo amando seu blog, portanto voltei cheguei a botar um selo para ele no primeiro dia do mÊs. A sobre o que vc escreveu implicou com um ensino que me deram na escola de que, todos nós somos substituivés, afinal o que sabemos outro alguém poderá saber..

Celina disse...

OI QUERIDA, MUITO BOM MESMO O SEU POST É MARAVILHOSO SABER QUE EXISTE ALGUEM QUE SE IMPORTA COM OS NOSSOS IRMÃOS COM MENSAGENS TÃO ELUCIDATIVAS E DE CONSOLO, DEUS TE ABENÇÕE AMIGA MUITA PAZ PARA VC . UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

Crista disse...

Mais uma vez PARABÉNS por esta bela postagem!!!

momentobrasilcom.com disse...

MARIA JOSÉ:o texto mescla conceitos psiquiatricos e espíritas. Está correto tb qdo diz: "vc implorou e lutou para nascer". Passamos sim por uma programação e dvs foram os ajustes e aceites. Td que nos acontece na vida tem uma razão de ser. SOMOS FRUTOS DO PASSADO, resgatando os débitos no presente e ESCREVENDO NOSSO FUTURO. Abrçs. Roy Lacerda.

Kelly Kobor Dias disse...

Adoro Dr Augusto Cury, e esse livro em especial, adorei ler aqui e relembrar. bjs

Anônimo disse...

Que mensagem bonita. É muito bom estar viva, lutando, sofrendo, amando, não importa. Estamos vivos!! Isso tudo faz parte dela.
Beijos
Glória

Rosani disse...

Eu precisava ler esse texto, agora sei que Deus usa seus anjos disfarçados de amigos para enviar suas mensagens através deles...voce é um deles amiga.


beijos

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Não conhecia este texto e simplemente amei!! este vai para minha cabeçeira.UM BJÃO MINHA LINDA!

Anônimo disse...

Maria José, quantas saudades.
Um belíssimo texto para ser lido diariamente.
A vida, apesar de tudo, é bela e é para ser vivida com toda intensidade.
Sempre depois de uma grande tempestade, vem a calmaria...e aí que a gente reflete e tem a confirmação de que todos os fatores que nos cercam,também fazem parte de nosso aprendizado chamado vida.

Muitos beijos de paz e harmonia

Angélica disse...

Querida Maria, agradeço por aceitar meu convite para o novo blog. Importei os meus escritos do antigo(vórtice)que está desativado.
Estou imensamente feliz por sua presença!
=)

Pelos caminhos da vida. disse...

Uma leitura que deveria fazer parte de todos os nossos dias.

Obrigada pelas mensagens amiga.

beijooo.

ValériaC disse...

Minha flor amiga...este texto é um grande alento... adorei... muito enriquecedor.
Realmente, sempre penso em quanto somos corajosos ao reencarnarmos e termos que encarar de frente o desafio de viver esta vida...cheia de lições dolorosas, mas também lições de alegria e de Amor.
Somos vitoriosos sem dúvida...e vivamos assim com esperança nesse viver,um presente tão divino.
Beijos...

Valéria

Bloguinho da Zizi disse...

Maria José
Este texto é tão profundo quanto as lições que temos que aprender nesta vida.
É uma fonte de energia para quem está quase desistindo.
Eu diria que chega a ser uma oração; uma oração de renascimento.
Sou grata

Mari disse...

Maria José,
Bom dia querida e obrigada por este momento de reflexão!
Beijos

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Adorei!!
Nascer é tão complexo, mas esse ângulo de visão serve como um atalho, para a aceitação.

Um grande abraço.

AugustoCrowley disse...

Linda injeção de animo e coragem, se recebemos esse presente que é viver, temos de fato que aproveitar, ver o lado bom das coisas.
O artesanato e um espaço que criei para que uma amiga divulgue os trabalhos, mas ela teve que se ausentar, entao logo ela volte, darei inicio as demonstrações dos seus trabalhos.Valew por comentar.Beijos!

:.tossan® disse...

Olá Maria José. Pois é, eu sei da minha luta para viver e cada um sabe da sua, mas nada desses itens me anima nem tv, internet (a não ser o blog) e coisinhas a toa que não me deixa feliz.
A educação é que precisa mudar e se depender de mim os psiquiatras terão que mudar a especialidade ou poderiam ir para a área de ensino se bem renumerados. Beijo