Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O SEGREDO PARA SER FELIZ


Há muitos e muitos anos, vivia na Índia um sábio, de quem se dizia que guardava em um cofre encantado, um grande segredo, que o fazia ser vencedor em todos os aspectos da vida, e por isso se considerava o homem mais feliz do mundo.
Muitos reis, com inveja, ofereceram a ele poder e dinheiro pelo cofre, e até tentaram roubá-lo, mas em vão. Quanto mais eles queriam o cofre, mais infelizes se tornavam, pois a inveja não os deixava viver. Assim os anos foram-se passando, e o sábio era cada dia mais feliz.
Um dia, um menino chegou até o sábio e disse-lhe: - Também gostaria de ser sábio como o senhor. Por que não me ensina o que devo fazer para conseguir a felicidade?
O sábio, ao ver a simplicidade e pureza do menino, disse-lhe:
- Eu vou te ensinar o segredo da felicidade.
- Venha comigo e preste bastante atenção. Na verdade, são dois os cofres onde guardo o segredo para ser feliz. Os nomes dos cofres são mente e coração, e o grande segredo, não é nada mais, nada menos, do que uma série de passos que você deve seguir por toda a vida..
O primeiro passo é saber que existe a PRESENÇA DE DEUS em todas as coisas da vida; portanto deves amá-lO e dar graças a Ele, por tudo o que tens.
O segundo passo é que deves amar a ti mesmo, e todos os dias, ao levantar e deitar, deves afirmar: eu sou importante, eu sou capaz, eu tenho valor, eu sou inteligente, eu sou carinhoso, eu espero muito de mim, e não há obstáculo que eu não possa vencer. Isto se chama AUTO ESTIMA.
Terceiro passo - Você deve pôr em prática todas as suas afirmações. Por exemplo, se você se acha inteligente, deve agir com inteligência; se você crê que é capaz, faça o que se propôs fazer. Se você ainda não estabeleceu metas em sua vida, trate de estabelecê-las e lute por elas, até conseguir atingi-las. Este passo se chama MOTIVAÇÃO.
O quarto passo consiste em NÃO TER INVEJA DE NINGUÉM, seja pelo que os outros possuam, ou pelo que são. Eles já alcançaram a sua meta. Agora, lute você por alcançar a sua.
O quinto passo é que não deve GUARDAR RANCOR em seu coração, contra ninguém. Este sentimento não te fará feliz. Deixe que as leis de Deus façam justiça. PERDOE E ESQUEÇA.
Sexto Passo. Não deves pegar o que não é seu. Lembre-se que de acordo com as leis da natureza, amanhã será tirado de você algo de maior valor.
O sétimo passo é: NÃO MALTRATES A NINGUÉM. Todos os seres criados têm direito ao respeito, amor e carinho.
E por último... acorde sempre com um sorriso nos lábios, observe ao teu redor e descubra o lado bom e bonito de cada coisa. Pense em quão afortunado você é, em ter tudo o que tem, e ajude ao próximo, sem esperar recompensa.
Olhe as pessoas e descubra nelas qualidades, e dê também a elas o segredo para serem vencedoras, porque só assim todos poderemos ser MUITO FELIZES!!!

13 comentários:

Fernando Alberto disse...

Eu gostava de ser feliz. Como ser humano, cometi e quem sabe poderei vir a cometer mais erros. Arrojei-me aos pés de quem ofendi e implorei perdão e confessei meu arrependimento. Não fui perdoado. Errar é humano, perdoar é divino. Por não me perdoarem, sofro, estou só e não posso estar junto do meu querido filho. Ao ler esta sua mensagem, brilham meus olhos e acende-se a esperança embora reconheça que tudo é muito difícil.Agora,refugio-me na noite e o frio é o meu carrasco, possivelmente deverei ter sido muito mau numa outra encarnação, é a lei do causa/efeito tenho que aceitar, obrigado pelas maravilhas que escreve e me aquecem a alma.

Christiane disse...

Fernando

Aconteceu o mesmo comigo.

Sônia Silvino disse...

Somos responsáveis pela nossa felicidade. Se não a alcançamos, não é por culpa de outros.
Bjkas, minha linda!

*Adriana disse...

Maria José,

Esse texto em particular me atingiu, vou copiar se não se importa, pois venho lutando para recuperar minha auto-estima.

bjs e bom carnaval
Adriana

*Teresa Cristina* disse...

Oie Maria Jose....q bela mensagem de reflexão!
Só o primeiro passo com certeza já define os outros com ctz!!!
Mas adorei vou compartilhar por email, se me permitir!
Bjss

Adolfo Payés disse...

Bello el mensaje querida amiga..
Un beso.

Un abrazo
Saludos fraternos..

Que disfrutes de la semana...

MOMENTOBRASILCOM.COM disse...

Maria José: A falta da autoestima na maioria dos seres humanos existe pelo fato da preocupação de imitar a outrem. Querer ser ou ter o msm que o próximo, acarretando "pseudas" dificuldades. Abrçs.

Cris Tarcia disse...

Maria José , lindo, a autoestima é tudo , nos levanta, nos da energia para viver, aadorei

Beijos e uma linda semana

Uman disse...

Maria José,
você nos trouxe a fórmula para atingir a madureza espiritual.
Uma lição para se guardar, gravar e praticar. A vida é por demais preciosa para desperdiçarmos tempo com ações negativas, comentários infelizes e pensamentos deteriorados.

Meu doce Anjo,
Obrigado por mais este belo post!
Beijo,
Jorge

angela disse...

Que bonito texto, nos faz refletir sobre a vida.
beijos

manuel marques disse...

Linda mensagem.

Beijos.

Anônimo disse...

Aqui encontra-se belas mensagens, ensinamentos , aprendizados, reflexoes, estou viajando nessas belissimas escritas que so pessoas com um interior belissimo que chega a transbordar e nos atingir... obrigada por essa oportunidade.
Irani

Sweet Babies disse...

Fico feliz por minha pessoa e arte estar ilustrando seu belissimo texto sobre a felicidade!
Tenha uma semana repleta de felicidades!
Beijão