Um dia você perceberá com maior clareza quão rápido é o passar do tempo. Um encontro com um velho amigo, depois de muitos anos, fará com que você veja no rosto e no corpo dele quanto mudaram seu rosto e o seu corpo também.
Ele lhe falará dos caminhos por onde passou, da forma que vê a vida hoje, e você pensará: “será que é a mesma pessoa daquele tempo?”
Alguns fios de cabelos brancos atestarão a veracidade de tudo que ele estiver contando a você.
O sorriso e o brilho dos olhos poderão parecer-lhe menos radiosos do que eram nos antigos tempos, porém isso fará com que você pense no seu próprio olhar e no seu sorriso de agora.
Talvez você não saiba, mas ele também estará “medindo-se” através de você. Muitas vezes temos a ilusão de que o tempo está parado, e os encontros com velhos amigos fazem com que notemos que ninguém escapa dos efeitos bons ou maus do passar dos anos.
A maior importância desses encontros está na oportunidade que nos é dada para fazermos um “balanço”: é a chamada “volta ao barco”.
Vemos quanto deixamos de fazer, quanto nos arrependemos por alguns feitos e a indiscutível certeza de que não podemos mudar o que está no passado.
Mas o presente está aqui e o AGORA está à nossa disposição.
O que fazer para não repetirmos erros?
Um simples encontro com um velho amigo, a troca de informações, os desabafos de peito aberto, o reconhecimento de que ainda há coisas que podem ser mudadas, convidam-nos a que aceitemos nossos limites e que usemos nosso livre arbítrio para viver melhor.
O tempo é um baú de surpresas e todas estão ali para ajudar-nos a retomar algo do ponto em que paramos lá num distante passado.
O que não for possível deve e pode ser reconhecido como algo que já está fora do nosso alcance.
É necessária muita humildade de espírito para aceitar isso.
Se você encontrar um amigo dos velhos tempos, compreenda que a vida o estará convocando para reavaliar-se, tanto no que é quanto no que tem hoje.
Não deixe que essa oportunidade escape pelos vãos dos seus dedos, não deixe que ela passe.
Benditos sejam nossos velhos amigos! Eles são espelhos que guardam nossas imagens do passado e que refletem muito do que somos no presente – este patamar do futuro.
Que você tenha muitos e felizes reencontros!
10 comentários:
Maria José eu adoro reencontrar amigos que não vejo há muito tempo!!! É ótimo para relembrar algumas e pensar em nossas vidas.
Agora quanto ao tempo passar é uma dura realidade, nunca tinha sentido o peso do tempo tão forte em minha vida, como agora...
beijos
Maria José,
Amigos são sempre amigos. Benditos são eles. A cada encontro, estou realmente me encontrando. O tempo não pesa tanto quando os encontrando, nos faz rememorar o passado, nos mostrando que hoje somos mais maduros que ontem.
Mas o mais importante é termos e sermos amigos!
Como aquece o nosso coração!!!!
Beijo, meu Anjo!
Jorge
Maria José,
Como é bom ter amigos, envelhecer juntos, compartilhar uma história de vida, são momentos preciosos que são eternos. Bem, ja tenho varios cabelos brancos , estou curtindo cada um.
Beijos e uma linda semana
Tenho um encontro com duas amigas que não vejo pelo menos há uns 20 anos. Isso por conta da distancia. Foram tentar a vida em outro país e agora estão de visita.
Fiquei imaginando, enquanto lia o texto, como elas estarão e como me enxergarão.
Com certeza, depois de 20 anos, muitas mudanças aconteceram.
Mas o bom de tudo isso é que eu consegui descobrir por onde estavam e estou resgatando essas amizades.
Não vou deixar essa oportunidade escapar.
Depois conto como foi.
Beijinhos
O tempo passa sim, é bom fazermos um balanço da nossa existencia, a importancia que temos na vida das pessoas, o quanto fomos solidários com nossos amigos, tolerantes com a família, e se descobrirmos que ainda podemos fazer algo de bom, mãos a obra, agora o tempo voa...
abraços
Querida amiga
Mais uma mensagem cheia de sabedoria, o bom é que o tempo passa para todos.
Com muito carinho BJS.
O tempo está passando rápido demais,e não temos como mudar isso então vamos aproveitar ao máximo estando sempre perto das pessoas que amamos.
Boa Noite amiga!
beijooo.
O jeito é viver o mais verdadeira e intensamente possível.
beijos
Leerte siempre es un placer inmenso.. gracias por compartirlos.
Te dejo mis
Saludos fraternos de siempre..
Un abrazo
Verdade nua e crua .Te recomendo assitir ao
filme : CONVERSANDO COM MEU JARDINEIRO - o filme é belo e retrata exatamente o que fala este texto.Vale a pena ver!!bjos querida
Postar um comentário