Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

QUAL A MELHOR RELIGIÃO DO MUNDO?


No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- 'Santidade, qual é a melhor religião?'
Esperava que ele dissesse:
'É o budismo tibetano' ou 'São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.'
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

'A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.'
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- 'O que me faz melhor?'
Respondeu ele:
- 'Aquilo que te faz mais compassivo...' (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta),
'aquilo que te faz mais sensível...',
'mais desapegado...',
'mais amoroso...',
'mais humanitário...',
'mais responsável...'
'A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...'
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

3 comentários:

Anônimo disse...

Simples assim... e tão instigante! ...

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Acredito que seja simples no papel... mas muito difícil de se praticar. É preciso tempo para assimilar estes conceitos, contrários ao mundo ao nosso redor, poluído de fantasias. Mas penso que para quem acredita, é algo que desperta interesse e que provoca bons sentimentos.

Richard disse...

desclarecimento.blogspot.com
vê meu artigo sobre "a maior e melhor religião do mundo".
O seu é bastante parecido com o meu. Muito grato e espero que tenha muito mais informações de qualidade como esta.