Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

SEMPRE APRENDENDO



Tenho aprendido que grande parte daquilo em que juramos acreditar pode ser somente crença alheia que a gente não passou a limpo.
Que pode haver algum conforto no acordo tácito da hipocrisia, mas ele não faz a vida cantar.
Que se não tivermos um olhar atento e generoso para os nossos sentimentos, podemos passar uma jornada inteira sem entrar em contato com o que realmente nos importa.
Que aquilo que, de fato, nos importa, pode não importar a mais ninguém e isso não tem importância alguma.
Que enquanto não nos conhecermos pelo menos um pouquinho, rabiscaremos cadernos e cadernos sem escrever coisa alguma que tenha significado para nós.
Tenho aprendido com o tempo que quando julgamos, falamos mais de nós do que do outro.
Que a maledicência acontece quando o coração está com mau hálito.
Que o respeito é virtude das almas elegantes.
Que a empatia nasce do contato íntimo com as nuances da nossa própria humanidade.
Que entre o que o outro diz e o que ouvimos existem pontes ou abismos, construídos ou cavados pela história que é dele e pela história que é nossa.
Que o egoísmo fala quando o medo abafa a voz do amor.
Que a carência se revela quando a autoestima está machucada.
Que a culpa é um veneno corrosivo que geralmente as pessoas não gostam de ingerir sozinhas.
Que a sala de aula é a experiência particular e intransferível de cada um.

5 comentários:

  1. Como escreve esta Ana Jácomo...adorei o texto! bjs

    ResponderExcluir
  2. oi minha amiga,

    a Ana diz tudo que eu gostaria de dizer,
    amo como escreve!!!
    bela escolha minha querida...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Uma bela lição para gente aprender pra vida


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!
    Tudo como realmente é! Sabedoria compartilhada! Fico muito grata!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
  5. E como a sala de aula é importante! Precisamos aprender a nos conhecer, a não nos corromper, a sermos pessoas de bem. Muita paz!

    ResponderExcluir