4 - “Amadurecer é perder os medos”
Um dos principais expoentes da terapia Gestalt, o psiquiatra chileno Claudio Naranjo acredita que a maior parte dos conflitos emocionais vem de questões mal resolvidas que temos com nós mesmos. Para ele, a felicidade e a satisfação pessoal estão relacionadas com a inteligência emocional, conceito que a gestalt identifica como o equilíbrio entre as duas partes da personalidade que habitam cada um: a mais forte, que nos estimula a superar nossos limites; e a mais fraca, que nos faz questionar se somos mesmo capazes disso. “Amadurecer é aceitar o bom e o ruim da existência com a confiança de que, no fundo, está tudo bem. Tentar evitar o sofrimento só faz perder a consciência da vida. Quando aceitamos o que mais tememos, que é a morte, nos tornamos preparados para viver de forma mais plena e mais feliz”, diz.
Amiga Maria, acho que essa é a questão fundamental da vida: aceitar a morte. Partindo dessa premissa, tudo fica menos complicado.
ResponderExcluirUm abraço. Tenhas uma boa noite.
A Felicidade em gotas: adorei as receitas.
ResponderExcluirE Felicidade mesmo é sempre um estado de espírito, não é mesmo, Maria? nessa vida tão efêmera, o importante é estar sempre grato e sentir que a felicidade está no espírito...
Um beijo grande, querida amiga!!!
Maria José
ResponderExcluirAcho que passamos por esta vida sem amadurecer totalmente.
Por isso acredito que as várias encarnações sejam necessárias. Em cada uma um crescimento.
Beijinhos
oi minha querida amiga,
ResponderExcluirpenso que eu preciso de doses homeopáticas de amadurecimento,
todos os dias amadureço um pouquinho...
beijinhos