Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo? Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.
O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.
Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.
A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.
O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.
Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.
Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer.
Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo. Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário.
A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências.
Uma pessoa humilde se compromete e realiza. Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita.
A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser".
A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".
Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo".
A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.
O orgulhoso se diz cético, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça. O humilde reverencia ao Criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos; o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.
Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobre, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.
Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.
Enquanto o sentimento de posse cria o medo da perda, o sentimento de zelo liberta e enaltece o espírito de quem é humilde.
Humildade não é fraqueza ou submissão, mas sim um nobre respeito por todas as criaturas - o reconhecimento de que o próximo é alguém digno de consideração e merecedor das bem aventuranças que nos foram prometidas.
Jesus falou certa vez: “Bem aventurados os humildes e mansos pois eles herdarão a terra”.
As pessoas tem muito para aprender, mas acredito que todos podem conseguir, humildade é saber viver de verdade.
ResponderExcluirBeijo no coraçáo Lisette.
Duas palavras que andam juntas em determinadas pessoas...
ResponderExcluirUma boa semana para vc amiga.
beijooo.
MARIA JOSÉ:
ResponderExcluirA definição abaixo, é perfeita:
"Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição".
Enquanto lia o texto, veio-me na cabeça o exemplo do mar. E qual não foi a surpresa ao encontrá-lo mais a baixo. Bjs. Roy Lacerda.
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande.
Quantas pessoas precisariam ler atentamente, e meditar profundamente sobre esses dois conceitos!
ResponderExcluirHumildade...
Orgulho...
Que hajam sempre mais humildes no mundo que nos cerca, e que Deus nos permita exercitar sempre a humildade, todos os dias!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Olá, Maria. Belo texto! Grande aprendizado.Há humildade nos ensina o caminho para uma vida digna e nos faz melhores. O orgulho dos impede de crescer e evoluir. Bjos e uma boa semana!
ResponderExcluirBom dia! linda essa lição do mar,sempre coloco minha humildade em prática.
ResponderExcluirComo adoro seus textos!!!
ResponderExcluirbjsss
Maria José
ResponderExcluirSaber do seu lugar e valor, é reconhecer tudo e quantos nos rodeiam e envolvem.
Um tema forte para meditação e alinhamento.
Nada é forte, como nada é grande. Tudo tem a sua dimensão própria.
Beijos
SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/
Excelente texto querida.
ResponderExcluirSão muitas as diferenças entre o humilde e o orgulhoso e nós sabedores destas diferenças, trabalhemos em ser menos orgulhosos e muito mais humildes, pois na verdade, todos somos seres espirituais, experienciando a vida através da humanidade, num processo constante de aprendizagem e evolução.
Ótima semana, amiga, beijos
Valéria
Ola Amiga
ResponderExcluirLinda e muito especial mensagem!
A humildade é tudo isso e muito mais, ela á a verdadeira chave que nos leva ao encontro com a nossa paz de espirito.
tenha uma linda semana, coberta de muita paz e Amor!
Abraço Amigo
Maria Alice