Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar. Dinheiro eles quase não tinham, mas nenhum deles ligava para isso. A confiança mútua era a esperança de um belo futuro, desde que tivessem um ao outro. Assim, marcaram a data para se unir em corpo e alma. Antes do casamento, porém, a moça fez um pedido ao noivo:
- Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro, ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais. - Quero que você me prometa que, se algum dia isso acontecer, me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver então.
O noivo riu, achando bobagem o que ela dizia, mas a moça não ficou satisfeita enquanto ele não fez a promessa por escrito e assinou.
Casaram-se. Decididos a melhorar de vida ambos trabalharam muito e foram recompensados. Cada novo sucesso os fazia mais determinados a sair da pobreza, e trabalhavam ainda mais. E tempo passou e o casal prosperou.
Conquistaram uma situação estável e cada vez mais confortável, e finalmente ficaram ricos. Mudaram-se para uma ampla casa, fizeram novos amigos e se cercaram dos prazeres da riqueza. Mas, dedicados em tempo integral aos negócios e aos compromissos sociais, pensavam mais nas coisas do que um no outro. Discutiam sobre o que comprar, quanto gastar, como aumentar o patrimônio, mas estavam cada vez mais distanciados entre si. Certo dia, enquanto preparavam uma festa para amigos importantes, discutiram sobre uma bobagem qualquer e começaram a levantar a voz, a gritar, e chegaram às inevitáveis acusações. - Você não liga para mim! - gritou o marido - só pensa em você, em roupas e jóias. - Pegue o que achar mais precioso, como prometi, e volte para a casa dos seus pais. Não há motivo para continuarmos juntos.
A mulher empalideceu e encarou-o com um olhar magoado, como se acabasse de descobrir uma coisa nunca suspeitada. - Muito bem, disse ela baixinho. Quero mesmo ir embora. Mas vamos ficar juntos esta noite para receber os amigos que já foram convidados. Ele concordou.
A noite chegou. Começou a festa, com todo o luxo e a fartura que a riqueza permitia. Alta madrugada o marido adormeceu, exausto. Ela então fez com que o levassem com cuidado para a casa dos pais dela e o pusessem na cama. Quando ele acordou, na manhã seguinte, não entendeu o que tinha acontecido. Não sabia onde estava e, quando sentou-se na cama para olhar em volta, a mulher aproximou-se e disse-lhe com carinho:
- Querido marido, você prometeu que se algum dia me mandasse embora eu poderia levar comigo o bem mais precioso que tivesse no momento. - Pois bem, você é e sempre será o meu bem mais precioso. Quero você mais que tudo na vida, e nem a morte poderá nos separar. Envolveram-se num abraço de ternura e voltaram para casa mais apaixonados do que nunca.
O egoísmo, muitas vezes, nos turva a visão e nos faz ver as coisas de forma distorcida. Faz-nos esquecer os verdadeiros valores da vida e buscar coisas que têm valor relativo e passageiro. Importante que, no dia-a-dia, façamos uma análise e coloquemos na balança os nossos bens mais preciosos e passemos a dar-lhes o devido valor.
Enviado por Jorge do blog Nectan Reflexões
E tem bem mais precioso que o amor? lindo texto! Bjs!
ResponderExcluirLindo texto! Ótimo para um momento de reflexão sobre nossas atitudes e os rumos de nossas vidas...
ResponderExcluirLuz e paz!
muitas vezes esquecemos dos nossos valores mais importantes e outras coisas como dinheiro se tornam mais importante; isso é um perigo. Lindo demais o texto! :) bjo grande pra ti.
ResponderExcluiroi Maria José,
ResponderExcluirnão conheço
nada mais valioso que o amor,
e essa consciência não devemos perder nunca,
o amor não tem preço,
ninguém consegue comprá-lo,
por isso é tão maravilhoso...
um primor o seu texto...
beijinhos,minha
amiga
Para decidir qual o bem mais precioso é necessária a sabedoria. Ótimo texto.
ResponderExcluirbjs.
Olá Maria José
ResponderExcluirBelo texto, que nos leva a várias reflexões, o egoísmo realmente pode acabar com qualquer relação.
Bjux
Maria José, li todo o texto, e arrepiei-me quando ela falou que o bem mais precioso, era seu marido, seu amor!
ResponderExcluirNossa! Que texto mais lindo. Serve para mostrar-nos, o quão é importante os sentimento verdadeiro! Não há bem mais precioso que o amor!
Parabéns por essa publicação tão bela!
Fica com Deus.
MARIA JOSÉ: Sabe melhor que ninguem o qto sou suspeito para falar do tema. Mas, para não passar não passar em 'branco', amor, farei diferente hj.
ResponderExcluirA primeira, é o MAIOR, SENTIMENTO: 1-1-2.
A primeira = "A".(1 silaba);
O maior = "MOR" (1 silaba).
Sentimento = A + MOR = AMOR.
Bjs. Roy Lacerda.
Nosso maior tesouro é a Vida. O Amor de alma,puro e cristalino.Nenhum bem material pode substituir um sentimento brotado no mais profundo da essência da nossa alma.Sou Feliz de ter o verdadeiro e mais puro amor como condutor no meu caminhar.Paz e Luz sempre.
ResponderExcluiroi flor
ResponderExcluirtem um selinho pra vc la no blog
é meu 10º selinho
mundodaneusinahbrotto.blogspot.com
bjs
Um bonito e romantico texto.
ResponderExcluirVotei em você.
Boa sorte.
beijos
Fiz meu primeiro selo, Bog adorável e ofereço a ti com carinho querida, está lá no meu canto "Selinhos" =) big bjo
ResponderExcluirMaravilhoso, me fez refletir sobre alguns erros meus...
ResponderExcluirIt's a shame you don't have a donate button! I'd definitely donate to this outstanding blog! I suppose for now i'll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google
ResponderExcluiraccount. I look forward to new updates and will share this blog with my Facebook group.
Talk soon!
Check out my homepage - static dryer sheets