Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

PARA SER FELIZ



Vivemos num universo cheio de mistérios.  Há bilhões de galáxias com inúmeros segredos.  Por exemplo, há um buraco negro no centro da Via Láctea, a nossa galáxia, do tamanho de um  grão  de areia que  engole planetas e estrelas inteiras.  Dá arrepios só de pensar nisso.
Mas qual é o maior mistério do universo?
A vida humana é o maior mistério da existência. Só não se encanta com ela quem nunca a explorou.
Todavia, se compararmos a personalidade humana com uma grande casa, a maioria não conhece nem mesmo a sala de visitas do seu próprio ser. Até onde você se conhece?
Apesar da grandeza da vida, o ser humano não cuida carinhosamente dela. Alguns só procuram mudar seu estilo de vida quando sofrem um enfarto.
  Outros só pensam em equipar sua inteligência quando já estão profissionalmente superados.
Muitos adultos só detectam que são infelizes e ansiosos quando perdem as pessoas que mais amam.
E a situação dos jovens? É pior.
Geralmente, eles só reconhecem que são frustrados quando olham para trás e veem seus mais belos sonhos destruídos.
Dos miseráveis aos abastados, dos incultos aos intelectuais, todos querem ser felizes.
Mas para muitos ser feliz é uma miragem no deserto.
Muito se fala, mas pouco se conhece sobre o que é a felicidade.
Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar.
É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital.
É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos.
É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque.
É ser sempre jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem.
É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso.
É amar os pais, mesmo se eles não o compreenderem.
É agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado
É transformar os erros em lições de vida.
Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções.
É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo se não existirem grandes fatos. É rir de suas próprias tolices.
É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções.
É ter amigos para repartir as lágrimas e dividir as alegrias.
É ser um amigo do dia e um amante do sono.
É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida...
Quem conquista uma vida feliz? Será que são as pessoas mais ricas do mundo, os políticos mais poderosos e os intelectuais mais brilhantes?
Não! São os que alcançam qualidade de vida no palco de sua alma. Os que se libertam do cárcere do medo.
Os que superam a ansiedade vencem o mau humor, transcendem os seus traumas.
São os que aprendem a velejar nas águas da emoção.
Nunca tivemos um avanço tão grande na tecnologia, mas o homem nunca experimentou tantos transtornos psíquicos.
Nunca tivemos tantos meios para nos propiciar conforto, os veículos, o telefone, a geladeira, mas o homem nunca se sentiu tão desconfortável em sua mente.
Nunca tivemos tantos meios para nos dar prazer- a TV, a Internet, o cinema, mas o homem nunca foi tão triste.
A  sociedade moderna se tornou uma fábrica de estresse. E você vive nesse mundo maluco. O que fazer?
Mudar de planeta não é possível! Viver como ermitão isolado do mundo não adiantará, pois levaremos nossos problemas aonde formos.
Refugiar-se no álcool e nas drogas, como muitos jovens fazem só expande a miséria e destrói a vida. Se esconder como muitos adultos, atrás da conta bancária e do status social e fingir que nada está acontecendo, é fugir da realidade.
Vivemos num mundo complicado. Mas não tente fugir dele. É nele que devemos nos realizar, ser felizes e saudáveis. A luz só é bela quando acesa na escuridão.
Certa vez uma pessoa dormia mal porque morava num porão escuro. Ela sonhava em colocar uma lâmpada no ambiente. Depois de muito trabalhar, contratou um eletricista e colocou a tão desejada lâmpada. Antes de acendê-la, pensou: “Agora finalmente vou dormir tranquilo.” Ao acendê-la, uma surpresa. Perdeu o sono. Por quê?
Porque a luz expôs uma realidade que ela não via: sujeira, insetos, aranhas.
Só descansou depois de uma bela faxina. Infelizmente, alguns preferem o escuro!
Tenha coragem para acender a luz no seu porão e fazer uma faxina na sua vida.
Se sua história se transformou numa rotina repleta de tédio, se lhe faltam prazer, sabor e encanto pela vida, é porque você não tem gastado tempo contemplando o belo. Desperte!
Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles o magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”.
É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”.
É ter capacidade de dizer “eu te amo”.
Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer.Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,  mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência.
Há muitas pessoas que precisam,
admiram e torcem por você.
A vida é uma grande escola, mas pouco ensina para quem não sabe ser um aluno... É ser um eterno aprendiz.
Não adianta dizer: “De hoje em diante serei alegre e motivado.” Não seja herói. Mude seu estilo de vida. Tenha a mente de um executivo e um coração alegre de um palhaço.
A vida é tão breve. Felizes os que usam a cabeça para pensar e não para sofrer...
QUE VOCÊ SEJA ALEGRE, mesmo quando vier a chorar.
QUE VOCÊ SEJA SEMPRE JOVEM, mesmo quando o tempo passar.
QUE VOCÊ TENHA ESPERANÇA, mesmo quando o sol não nascer.
QUE VOCÊ AME SEUS ÍNTIMOS, mesmo quando sofrer frustrações.
QUE VOCÊ JAMAIS DEIXE DE SONHAR, mesmo quando vier a fracassar
ISSO É SER FELIZ.  SEJA SEMPRE APAIXONADO PELA VIDA. E descubra que você é um SER HUMANO ESPECIAL.

Do livro: Dez leis para ser feliz Ferramentas para se apaixonar pela vida

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O EQUILÍBRIO




Tudo o que é desmedido causa dano. Comer demais é tão nocivo quanto comer de menos. Uma vida sedentária conduz tanto à destruição quanto uma vida corrida.
E o amor? O amor também. Amor ao outro, aos filhos, a uma causa... tudo aquilo que nos ultrapassa, nos faz esquecer-nos, nos torna dependentes e vulneráveis é prejudicial.
O amor exagerado ao parceiro, sufoca-o. O ciúme doentio pode levar um a querer experimentar exatamente o que o outro teme tanto, para que, enfim, este tenha razão e possa se sentir justificado. E as pequenas mentiras dentro de um casal surgem também à partir daí. Faz-se coisas às escondidas, às vezes sem grande importância, mas que se o outro souber vai causar brigas. Estabelece-se assim a dualidade entre os casais mais unidos. É aí que os caminhos começam a se separar.
Pais que amam tanto os filhos que fazem tudo por eles e no lugar deles, os deixam despreparados para a vida. É como agasalhar demais, dar presentes demais, estar sempre disponível, não saber dizer não. A vida nunca se conduz como pais protetores e não é raro ver criminais que foram superprotegidos na infância e adolescência.
Toda pressão conduz à necessidade de sair dela. A proibição absoluta é um grande abismo atraente.
E o excesso de liberdade pode conduzir à libertinagem.  Filhos livres demais são tão infelizes quanto os que se sentem em prisão. Sentem-se mal amados. Não podemos viver a vida dos nossos filhos por eles e não podemos deixá-los vivê-la completamente sozinhos, pois nosso papel é justamente educá-los, mostrar o que é certo e errado, deixar que façam suas experiências e estar do lado para quando precisarem.
Mesmo a dor é necessária e útil ao nosso equilíbrio.
O equilíbrio é o sal na vida, é o tempero, o que dá gosto. Deve haver sempre uma balança em todas as nossas ações. Não dizemos que as pessoas loucas são desequilibradas? Para essas pessoas não existe meio termo, alguma coisa nas suas vidas pesou tanto que causou essa desigualdade essencial a uma vida sã.
O que é normal e anormal nas nossas atitudes no dia-a-dia nem sempre é visível aos nossos próprios olhos. Nossos conceitos podem cegar-nos e frequentemente precisamos de um olhar exterior que nos mostre onde estamos errando. E aí precisamos estar abertos a críticas, não como algo prejudicial, mas como uma nova visão daquilo que pensamos.
Viver bem é viver na boa medida, é não ser dependente, não criar dependentes, é dar ao eu e ao outro a liberdade de ser estando, porém, do lado.
Viver bem é aprender a arte de bem viver.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

FOME ESPIRITUAL




Fome espiritual do coração,
sede de paz e justiça.
Isso é o que os homens mais precisam nos dias atuais.
Por isso, se enveredam por caminhos tristes,
em busca de saciar o vazio que atormenta a alma.
É por isso, que muitos se entopem de comida,
outros, de drogas diferentes, maléficas.
Há ainda, os que só desejam a vingança,
os que querem apenas um cargo, ou aplauso fácil.
Há os que vendem o corpo, a alma, e a vida,
em troca de migalhas que caem da mesa dos ricos.
Pobre dos que ainda não descobriram,
que a fome que tem, é do espírito Santo,
o único capaz de  preencher, de satisfazer,
todos os desejos, toda a ansiedade,
trazendo a paz e a serenidade.
Pare!
Reflita, não corra a toa pelo mundo vazio,
que oferece descontos nas roupas supérfluas.
Nos sapatos que não vestiremos,
nas roupas que deixaremos,
nas joias que não usaremos,
no rancor que nos consumirá.
É tempo de Buscar!
De deixar a Paz que vem do Mais Alto,
tocar de verdade a sua alma aflita.
E assim, ao sentir esse amor,
nada lhe faltará.
Deixe a Luz do céu entrar na sua casa.
Oração, jejum, adoração, louvor,
que isso faça parte da sua vida,
que tudo seja fruto do amor.
Amor que Deus sente por você,
e entrega agora, em forma de benção sem medida.
Tudo para iluminar de vez, a sua vida.
Que assim seja, amém.
Autoria de Paulo Roberto Gaefke

www.meuanjo.com.br

terça-feira, 7 de julho de 2015

O DOM DE DAR



Quando você der alguma coisa, faça isso de coração, nunca porque você espera que amanhã vai receber algo em troca. Disso a vida se encarrega.
Quando amar, ame intensamente; quando der uma esmola, faça e se esqueça; quando perdoar, perdoe.
Os gestos que não são acompanhados por um sincero sentimento no coração são vazios e inúteis: Deus não os recebe.
Os pequenos gestos, mas que são tudo o que você pode dar, acompanhados da alegria de ofertar, são recebidos com grandes festas pelos anjos.
Ninguém compra felicidade, ninguém compra bênçãos; essas coisas são simples retornos dos nossos atos. Da mesma maneira como regamos as flores que enfeitam nosso jardim ou nossa casa, Deus rega nossas vidas quando enfeitamos a vida de alguém.
Bens materiais a gente gasta e deixam de existir. O bem que fazemos pra alma dura eternamente. 
Quando investimos na felicidade dos outros, sem saber estamos investindo na nossa própria felicidade.
A bondade é uma dádiva que todos recebem. Só que uns descobrem e outros não; uns utilizam e outros não. Isso faz uma grande diferença entre as pessoas. 
Se você acha que é pobre demais para oferecer algo ao próximo é porque ainda não percebeu que tempo é realmente dinheiro, a riqueza que é seu sorriso, o valor que tem sua oração e o calor que pode emanar do seu corpo num abraço amigo e sincero.